top of page
Grupo de Cantares das Gândaras

O “Grupo de Cantares das Gândaras” foi criado em 1999. Surge a partir da realização de  ações de sensibilização a 15 mulheres rurais, estas foram realizadas no âmbito de protejo promovido pela Direção Geral de Agricultura da Beira Litoral (DRABL), em parceria com outras entidades locais como a Saúde, Educação, Câmara Municipal da Lousã, entre outras.

 

Nesse âmbito as mulheres,com o envolvimento da comunidade, foi feita a recolha dos usos, costumes e tradições representativas da cultura das gentes gandarinhas . É deste envolvimento que surge o “Grupo de Cantares das Gândaras".

O número de participantes tem variado ao longo dos anos (participação inicial com 53 pessoas) contando, atualmente com 20 elementos , na sua maioria, pessoas com idade superior a 60 anos .  

O seu   reportório  musical  é de raiz popular ao toque de instrumentos tradicionais como: acordeão, cavaquinhos, bombo, reco-reco entre outros tendo, ao longo destes anos,  sido  introduzidas novas músicas populares  portuguesas e instrumentos  mais modernos  como a viola e a guitarra baixo com a inclusão de alguns jovens no grupo.

 

Da  compilação dessa recolha resultou a  gravação de  um CD em 2001 e a elaboração de uma brochura  editada pela Câmara municipal da Lousã  com o nome " terras  gentes e costumes gandarinhas ", disponível na Biblioteca Municipal da Lousã. 

Este grupo tem participado em festas recreativas e culturais promovidas, localmente ou em outros Concelhos, promovendo intercâmbios com outros grupos culturais. Já participou também em vários  programas televisivos e rádio. Pretende-se, com este grupo,  não deixar perder da memória algumas das bonitas cantigas  que outrora  eram cantadas , não só, nos trabalhos do campo, mas também em momentos de festas  e romaria  e, por outro lado, pretende-se  promover a consciencialização dos valores do património imaterial (cultura da freguesia e do concelho ).

​Os ensaios realizam-se  semanalmente  (quinta – feira) às 21h00 na Rua 3 de Julho, Papanata – Gândaras.

 Se pretende  participar basta ser  associado. 

bottom of page